sexta-feira, novembro 03, 2006

Power Toys

Os PowerToys são pequenos programas para Windows XP que a Microsoft lançou, com a intenção de dar mais funções ao sistema. Mas nem todos cumprem seu papel, pelo contrário, alguns só atrapalham, além de deixar o computador mais lento. Mostrarei aqui alguns PowerToys, falando sobre os prós e contras de cada um. Leia e veja se vale a pena instalar.

Open Command Window Here

Esse PowerToy adiciona a opção Open Command Window Here no menu de contexto de pastas e partições. Clicando nela, abre-se uma janela CMD (aquela tipo DOS) já na pasta/partição. 0,5 MB.

Alt-Tab Replacement

Melhore o comando Alt + Tab, que alterna o foco entre as janelas abertas. Este PowerToy incrementa a lista de janelas que aparece ao pressionar as teclas, inserindo um resumo do mesmo, além de uma miniatura da janela. Meio inútil, além de ser bem pesado, sendo não raro a sobrecarga do sistema. 0,5 MB.

Tweak-UI

O mais útil dos PowerToys, possibilita ajustar diversas configurações ocultas do Windows. 0,5 MB.

Power Calculator

Agrega novas funções à calculadora. Muito útil para públicos segmentados, como economistas e físicos. 0,6 MB.

Image Resizer

Adiciona a opção Resize Pictures ao menu de contexto das imagens, que as redimensiona. Funciona tanto com uma imagem isolada, quanto com várias (trabalho em lote). 0,5 MB.

CD Slide Show Generator

Permite criar apresentações de slides com fotos facilmente, além de gravá-las em CD. 0,5 MB.

Virtual Desktop Manager

Seu desktop está pequeno para tantas janelas? Com este PowerToy você terá não um, mas quatro desktops. Útil para quem trabalha com muita coisa aberta ao mesmo tempo, e precisa de organização. A alternância entre os desktops é feita através de teclas de atalho, ou pelos ícones da bandeja. Para mostrá-los, clique com o botão direito na Barra de Tarefas, em seguida aponte para Barras de Ferramentas, e por fim, clique em Desktop Manager. 0,5 MB.

Taskbar Magnifier

Não é muito útil, mas não deixa de ser interessante. Habilite-o clicando com o botão direito na Barra de Tarefas, apontando o cursor para Barras de Ferramentas e clicando na opção Taskbar Magnifier. Ao fazer isso, surgirá perto da bandeja uma pequena tela, que na verdade é uma lente de aumento que acompanha o ponteiro do mouse. Quando se está digitando algo, o foco da lente fica no ponteiro de texto (aquele que fica piscando). 0,5 MB.

HTML Slide Show Wizard

Assistente que lhe auxilia na criação de um catálogo de imagens no formato HTML. 0,7 MB.

Webcam Timeshot

Cria um slideshow baseado em imagens vindas de uma webcam, no formato HTML. 0,6 MB.

Os PowerToys estão em inglês, mas este detalhe não atrapalha em nada, mesmo para quem não domina o idioma. Eles são independentes entre si, o que significa que é possível manter alguns instalados, e apagar outros. A desinstalação é feita pelo Adicionar ou Remover Programas.

Nenhum comentário: