quarta-feira, janeiro 17, 2007

Joost

Os fundadores do Skype anunciaram hoje no site oficial que o novo serviço de televisão pela Internet passará a chamar-se Joost e que estará em funcionamento a partir do Verão de 2007. O Joost é descrito pelos seus criadores, Janus Friis e Niklas Zennström, como o primeiro serviço de transmissão de conteúdos televisivos de alta definição pela Internet.

Em www.joost.com, os cibernautas já podem consultar algumas imagens do serviço e candidatar-se a ser utilizador de teste, uma condição que será avaliada pelos responsáveis, e juntar-se aos seis mil já existentes.

Os conteúdos serão transmitidos através do protocolo peer-to- peer, o mesmo utilizado pelos programas de partilha de ficheiros como e-Mule ou Kazaa.

O Joost será suportado pela publicidade, foi testado contra pirataria e respeitará as leis de direitos autor, garantem os seus criadores.Janus Friis e Niklas Zennström, também criadores do programa de partilha de ficheiros Kazaa, venderam o negócio de telefone através da Internet Skype à empresa de leilões on-line eBay por 2,6 mil milhões de dólares em 2005 e investiram parte das receitas no Joost.

Alguns dos mais populares canais de televisão já começaram a explorar oportunidades neste serviço, mas nenhum dos envolvidos no projeto quis revelar os nomes dos parceiros.

Os responsáveis por este novo projeto esperam que o serviço sirva não só os tradicionais e grandes canais de televisão, mas também a produtores independentes que procuram audiência a nível mundial.

O Joost distingue-se de sites como o YouTube por ter canais de programação convencionais, apenas com um suporte de transmissão diferente.

Nenhum comentário: