quarta-feira, março 14, 2007

Carro Econômico


Que tal um carro que consuma um litro de gasolina a cada 48 km percorridos? Com certeza os olhos de muitos brilharam só de imaginar o que acabaram de ler. Pois é isso que a Toyota promete para a próxima geração do Prius, modelo de propulsão híbrida (combustão + eletricidade) que fez a cabeça de celebridades e ecológicos de todo o mundo.

A outra mudança poderá ser vista nas baterias, que passarão a usar íon de lítio (aquele que faz a carga de celulares mais moderninhos durar alguns bons dias) no lugar da atual combinação níquel-cádmio que, dentre outras coisas, gera enorme poluição em sua extração.

Para quem quiser economizar ainda mais combustível, a tomada da casa poderá ser uma ótima aliada, pois especula-se que o híbrido poderá ter suas baterias carregadas independentemente do motor funcionando para geração de energia. E, ao contrário do calmo modelo atual, os rumores dão conta de que será usado um motor de quatro cilindros e 1,8 l com turbocompressor, pertencente à mesma família do 1,8 de 136 cv que aqui no Brasil impulsiona os Corollas XEi e SE-G, além da perua Fielder.

Nenhum comentário: