terça-feira, abril 03, 2007

Entendendo um Firewall

Para quem não sabe o firewall hoje é um aplicativo indispensável para uso doméstico pois com a crescente onda de crimes virtuais o firewall funciona como uma barreira para impedir o acesso indevido ao nosso micro se você não conhece um firewall leia o post e fique por dentro de tudo sobre esse importante aplicativo.

1. o que é um firewall

O Firewall pode ser definidido como uma barreira de proteção, que controla o tráfego de dados entre o seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador está instalado e a Internet). Seu objetivo é permitir somente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este último é o tipo recomendado ao uso doméstico e também é o mais comum.

2. porque usar um firewall

I - O maior motivo para usar esse aplicativo é porque ele impede que seu computador seja acessado por uma pessoa não autorizada (o hacker).

II - O Firewall também é muito importante no combate a vírus e spywares já que ele limita a atuação destes bloqueando algumas portas do pc.

III - Por ultimo através desse programa temos controle sobre a as ações realizadas na rede.

3. Qual firewall utilizar

Na internet existem diversos programas disponiveis para downloads desde opções pagas como a da Norton até as gratuítas e não menos importante como o zone alarm. O que eu recomendo é o Sygate Personal Firewall que além de gratuíto é muito simples de usar.

Baixe Aqui

4. Mais sobre firewalls

Se quiser saber mais sobre firewalls recomendo visitar foruns de discussão como o do Baboo e clube do hardware ou pegar apostilas no Apostilando.


Nenhum comentário: