quarta-feira, abril 25, 2007

A Kryptonita existe e foi encontrada na Sérvia



A famosa kryptonita que é o ponto fraco do super-homem na verdade é um mineral composto de hidróxido de sódio, lítio e borosilicato esse novo mineral foi encontrado por geólogos na Sérvia e é a prova que a kryptonita existe só que não é de Krypton e sim do nosso planeta.

Segundo reportagem da Reuters, o Dr. Chris Stanley pôde comprovar que a composição química dos restos do planeta natal do Super-Homem coincide com a estrutura de um novo minério encontrado no país europeu. No caso, um hidróxido composto de sódio, lítio e borosilicato.

(Em inglês a fórmula é sodium lithium boron silicate hydroxide... Segundo a tabela de reatividade, sem os detalhes da fórmula química não dá para saber como os elementos se unem. Então seria "hidróxido silicato boro lítio sódio" mesmo, mas do jeito que escrevemos antes ficou mais legal.)

Mineralogista do Museu de História Natural de Londres, Stanley foi pesquisar na Internet para saber se já existia o minério. "Fiquei maravilhado de descobrir o mesmo nome na rocha que Lex Luthor roubou do museu em Superman - O Retorno", conta.

(No caso, a kryptonita do filme ainda tem fluorina na sua composição, mas vamos aproximar para não matar a notícia.)

Testes na instituição comprovaram que o minério não havia sido catalogado antes. A ele será dado o nome Jadarite. Não é verde e cristalino, aliás, se é o que você estava pensando, mas branco e poroso.


Enviar essa notícia para o diHITT

Nenhum comentário: