quarta-feira, maio 16, 2007

6 Razões para não comprar o vista

1. O Vista está incompleto

A Microsoft já está planejando o primeiro pacote de serviços e aguardando retorno dos usuários para saber o que incluir. O Vista provavelmente não vai estar totalmente pronto até que a versão do primeiro pacote de serviços saia, possivelmente no final deste ano.

As companhias de hardware e software que possuem produtos compatíveis com o Vista não estão totalmente prontas para a nova versão do sistema operacional. Muitas dessas companhias estão se empenhando para completar a atualização do sistema operacional. Mais que isso, nem todas as companhias de periféricos de áudio e vídeo estão prontas.

A fabricante de periféricos Creative publicou uma lista detalhando o estado dos drivers de cada um dos diversos produtos. A maior parte dos produtos Sound Blaster Internal já tem drivers Vista disponíveis. Dois deles só têm a versão beta 2. Três dos produtos antigos dizem “Não há planos de desenvolvimento”. A maioria de suas câmeras e outros periféricos também não tem drivers específicos para o Vista disponível.

No site da AMD, você pode encontrar informações sobre a compatibilidade com o Vista dos cartões gráficos da ATI (as duas empresas se fundiram no ano passado). A maioria é suportada por um Catalyst Vista Software Driver, que está na versão “beta” e está atormentado por uma longa lista publicada de “temas conhecidos”.

Isso também vem com o seguinte alerta: “ATI não recomenda a instalação desses drivers em sistemas usados para operações de missões críticas ou onde a produtividade de qualquer tipom é uma preocupação”.

Essas duas empresas estão na liderança do suporte ao Vista. Sua disponibilidade parcial ao novo sistema operacional é sintomática para as grandes empresas. Muitas pequenas fabricantes de periféricos simplesmente não têm suporte ao Vista. Algumas OEMs, como Alienware e Polywell, estão agressivamente empurrando o XP sobre o Vista porque ambas dizem que os gráficos e outros drivers para o Vista não estão prontos ainda.
Software, como as suítes de segurança que você já deve ter adquirido, correm o risco de não rodar no Vista e alguns exigem atualizações que podem ainda não estar prontas.

Trend Micro, Panda, CA e Symantec anunciaram que vão incluir atualizações nas suítes em breve, antes que o Vista atinja grande parte dos usuários. A Microsoft afirma que a McAfee vai prestar suporte ao Vista , mas não disse quando. A própria McAfee, no entanto, até agora não anunciou o suporte ao Vista.

A estrutura de games no Vista e o suporte ao gráfico Directx 10 é ótimo para os jogadores. Mas isso é algo do qual você só vai tirar vantagem mais tarde. O potencial total do DirectX 10 exige três elementos – um sistema operacional, hardware de suporte gráfico e suporte aos games. O sistema operacional está pronto, o hardware está parcialmente pronto e os games ainda não existem. Eventualmente, o Vista será a mais moderna plataforma de games em PCs. Mas simplesmente não existe razão para os gamers correrem para comprar o Vista neste momento.

2. O Vista é caro

A Microsoft oferece três versões do Vista para usuários domésticos nos EUA – Home Basic, Home Premium e o Ultimate. Você pode comprar qualquer atualização de versão com desconto. O caminho mais barato para os usuários XP obterem uma cópia legal do Vista é comprar a versão atualizada do Home Basic, que custa 99 dólares nos EUA. Mas você provavelmente não quer a versão mais barata.

Primeiro, porque a versão atualizada vai exigir que você mantenha seu CD de instalação do Windows XP por anos. Você tem o CD do XP à mão, não tem? Segundo, o Home Basic simplesmente não vai melhorar a performance para a maioria das pessoas, até mesmo porque perde as capacidades do Aero UI e do Media Center. Além disso, você não pode conectar os periféricos do Xbox ao Home Basic. Para muitos, estas três são as principais razões para não atualizar para o Vista neste primeiro momento.
O Home Premium – que custa 239 dólares completo e 159 dólares para as atualizações de versão no mercado americano – está, a grosso modo, equivalente ao Windows XP. Isto para usuários não técnicos e que usam seus sistemas para tarefas básicas e não tão pesadas. Mas se você é do tipo que normalmente usa o Windows XP Pro em casa será mais feliz com o Windows Vista Ultimate. Ele tem todas as funcionalidades do Home Premium, mais a melhoria das funcionalidades da versão de negócios do Vista.

Ainda está em dúvida? A versão completa do Vista Ultimate custa 399 dólares. Se você tem um XP CD e não se importa em barganhar, a atualização da versão Ultimate pode sair por 259 dólares.

Se você comprar a versão Ultimate, você estará apto a adquirir uma cópia adicional do Vista Home Premium pelo valor de 49,99 dólares. Para usuários técnicos, isso representa o cenário ideal, em que a melhor versão fica para você e a Home Premium para o companheiro(a) ou crianças.

O Vista mais barato é a cópia que vem com o novo PC, porque você consegue descontos com os revendedores.

3. O Vista exige um novo PC

Para obter as reais vantagens – e de forma completa – do Vista, você provavelmente terá de comprar um novo e otimizado PC. Muitos dos benefícios do Vista exigem um hardware que o seu PC pode não ter. “ReadyBoost” e “ReadyDrive”, por exemplo, requerem drives híbrido ou flash.

O Aero parece incrível, mas somente se o seu cartão gráfico suportar Pixel Shader 2.0. Você pode gravar televisão a cabo em alta definição, mas somente com um cartão designado para essa característica do Vista. Você também pode aproveitar games DirectX 10, mas só com um cartão de vídeo compatível.

O novo sistema de busca do Vista é bacana, mas você vai precisar de espaço extra no seu disco rígido e para o armazenamento do próprio sistema operacional. Nem sequer pense em rodar o Vista em um sistema com menos de 1GB de memória RAM. 2GB são razoáveis e 4GB é o sonho de consumo de qualquer usuário.
E se você quer realmente aproveitar e se divertir com o Aero, você vai querer um display de 20 polegadas de cristal líquido ou maior.

Sem dúvida, você pode comprar o Vista e instalá-lo em um PC antigo. Entretanto, saiba que isso é como assinar um serviço de TV a cabo de alta definição, mas não comprar um aparelho de TV que transmita alta definição. Você estará pagando por uma experiência, mas não está realmente usando-a.

4. O Vista consome tempo

Instalar qualquer novo sistema operacional consome tempo. Você tem de configurar tudo, carregar seus dados, atualizar aplicativos e adaptar os periféricos. Depois, no caso do Vista, você tem que descobrir onde a Microsoft enterrou as opções, menus e características e se acostumar com as caixas de busca – que estão em todos os lugares. Sempre que quiser fazer alguma coisa no Vista, o software pergunta “Você tem certeza?”. Você vai querer saber como desligar ou programar essa função para não se aborrecer.

Todavia, comprar o Vista agora e instalar em um hardware velho envolve tarefas adicionais que consomem tempo, provavelmente um dia ou dois. Por que? As chances são grandes para você buscar e conseguir instalar e descobrir defeitos em novos drivers para seus velhos periféricos e componentes do sistema.

Você pode ter ouvido falar sobre o Windows Easy Transfer, que move arquivos do XP para o Vista. Mas não fique muito eufórico com isso. Ele só funciona depois de você reinstalar todas as suas aplicações e isso na verdade transfere aplicações instaladas, somente adaptando organizações e informações.

Se esperar e instalar o Vista quando adquirir um novo PC, você vai se precaver contra a dor de cabeça de tentar aperfeiçoar seu velho PC com o novo sistema operacional.

5. O XP não está obsoleto


O Vista adiciona novos benefícios e, no longo prazo, vai tornar a computação mais fácil, rápida e divertida. Mas isso realmente não soluciona nenhum problema existente. O Windows XP – depois de anos de correções e amplo suporte da indústria – se tornou sólido, bem compreendido e com alta funcionalidade.


Além disso, vai continuar bem suportado. A Microsoft se comprometeu a pelo menos mais sete anos de o suporte ao XP e até mesmo planos de um pacote de serviços para o próximo ano. O Gartner diz que, até o final deste ano, o XP estará instalado em 77,1% dos PCs do mundo, enquanto o Vista em apenas 12,3%. Isso significa que a indústria vai se certificar que seus produtos vão continuar rodando bem no XP.

6. Vista pode ser a melhor razão para adquirir um Mac

Sim, você não está lendo errado. É isso que está escrito. Anos atrás, trocar um Windows por um Mac era quase impossível para muitas pessoas. Nós contamos inteiramente com aplicações de desktop, muitas das quais não tinham equivalência com a plataforma Mac. Hoje, a maioria do que se faz é online e a Apple fez um bom trabalho de facilitar a transição – que torna factível para a maioria das pessoas o abandono do Windows para usar um Mac.

Essa é uma possibilidade real agora e uma decisão primordialmente baseada em preferências. Com o Windows Vista como o ponto de partida de qualquer novo sistema que você compra, faz sentido considerar a mudança para um Mac. Depois de tudo, o Vista vai forçar você a aprender um novo sistema operacional e – no curto prazo – um com menos suporte do que o XP. Nos dois casos, você vai usar uma interface 3D, interação e outros itens.

A Apple vai começar a vender a sua nova versão do sistema operacional OS X, também chamado de Leopard, entre junho e julho deste ano. Os detalhes deste sistema operacional ainda são secretos, mas parece que vai ser interessante. Se você vai comprar um novo PC neste período, você também pode avaliar o Leopard antes de fazer sua escolha.
Mas sob quais circunstâncias uma pessoa deve mudar para um Mac? Os fãs da Apple diriam que a resposta é óbvia: se você quer que seu sistema quebre menos, rode com menos perrengues e menos falhas de segurança. Mas esse é o ponto de vista dos usuários Mac.

Se você avalia do ponto de vista de um usuário de PC, confira essa lista prática:

Considere trocar para um Mac se você:

• Não gosta de games em PCs

• Não tem nenhuma aplicação somente para Windows que queira continuar rodando

• Não tem investimentos em hardware programados – como em monitores LCD para fazer um melhor aproveitamento do sistema

• Não tem nenhuma aplicação Mac que é exigida por seu empregador para trabalhar de casa.

A maioria dos usuários Windows, entretanto, não fará essa escolha. Para muitos outros, entretanto, a resistência é fútil, desnecessária e indesejável. O Windows Vista é verdadeiramente uma boa versão do Windows com grandes benefícios.

O cantor Tony Garrido e os outros artistas que estão estrelando as campanhas da Microsoft dirão que a atualização para o Windows Vista é sensacional. Mas antes de sair correndo para o mercado – como fizeram as centenas que foram ao supermercado Extra Itaim (SP) no dia da inauguração – e adquirir o Vista com o hardware errado e sem o devido suporte da indústria em geral, pense um pouco e considere: Por que a pressa?

Fonte: Revista PC World

Nenhum comentário: