sexta-feira, julho 13, 2007

Melhorando o windows xp

A pasta dos temporários no Windows está por definição na mesma partição e no mesmo disco que o próprio sistema operacional. Obviamente compromete o desempenho quando os dados são descarregados na TEMP. Podemos aumentar o desempenho do Windows movendo a pasta dos temporários da localização que vem por defeito para um novo disco, se tivermos essa opção claro.

O processo até é bem simples como veremos. Vamos então abrir as propriedades na tecla “Windows + Pause/Break“.

Abrirá a janela “Propriedades do sistema” seleccione a aba “Avançado” e no fundo clique no botão ” Variáveis de ambiente“.

Outra janela será aberta que mostrará todas as variáveis existentes. O campo que nos interessa é o primeiro onde estão as variáveis de utilizador TEMP e TMP.

Agora vamos ao nosso disco “D” supondo que o disco será o drive “D:” se o seu disco secundários tiver outra letra ponha ela.

Bom, manualmente no nosso disco “D” criamos uma pasta de temporários. Por exemplo: d:\temp. Agora vá à primeira variável na janela das variáveis de ambiente, seleccione-a e carregue no botão “Editar”.

No lugar de %USERPROFILE%\Definições locais\Temp ficará d:\temp.

Agora fazemos o mesmo à segunda variável. Por fim para que o sistema interprete as alterações reiniciamos a máquina.

O ganho poderá não ser visível em pequenas ações, mas em processo de maior escrita nas pastas de temporários seguramente haverá ganhos.

Nenhum comentário: