quarta-feira, setembro 12, 2007

Como ligar seu aparelho de som ao micro

Por que usar o aparelho de som ligado ao micro? os motivos são vários como: melhorar a qualidade e a potência do som, converter as suas músicas de fitas K7 em mp3 assim como os vinis. Então motivos não falta se o que faltava era a maneira de fazer ficou tudo resolvido esse tutorial ensina passo-a-passo como fazer confira:

1.
Ligando o aparelho de som no computador

Verifique se seu som possui entrada de VIDEO ou AUXILIAR (AUX), caso não possua nenhuma entrada de linha, você não vai conseguir! Se ele possuir tal entrada (90% hoje em dia possui), vá em qualquer loja de material eletrico/eletrônico e procure por um cabo Y P2 estéreo / RCA, se o vendedor perguntar o que é isso, diga que é um plug P2 estéreo numa ponta e dois plugs RCA na outra ponta. Se o individuo perguntar o que é P2 ou RCA, procure outra loja ;)
Antes de adquirir o cabo, tenha certeza que o mesmo tem o tamanho necessário para ir da parte de trás de seu computador até a trazeira de seu som. Ligue o plug P2 (Igual aos de walkman) na saida de sua placa de som (Normalmente identificada como LINE OUT ou LIN OUT) e os plugs RCA na entrada de linha do seu som (VIDEO IN, ou LINE IN ou ainda AUX e AUX IN) NUNCA ligue estes Plugs em outro local que não seja IN pois se vc ligar na saida de potência de seu som corre o risco de queimar os dois. Nos sons mais modernos existem saidas com plugs RCA para sistemas de som DOLBY, CUIDADO, não conecte seu cabo nada que tenha escrito alguma coisa referente a DOLBY ou a SURROUND.

Agora é só ligar seu som, acionar a entrada de auxiliar ou vídeo e ligar o computador... depois disso ver o que vc estava perdendo ouvindo som nas infames caixinhas de multimídia.


2. Do som para a placa de som.

Esta ligação é mais complexa pois a maioria dos Microsystems e sons em geral não possuem saidas de linha (LINE OUT). Caso seu som possua tal saida, basta inverter as ligações de seu cabo Y. Ligue o plug P2 na ENTRADA de linha (LINE IN) de sua placa de som e os plugs RCA no LINE OUT de seu som... não se esqueça das recomendações sobre as ligações de cabos RCA em seu som.

Alternativas...

Duvida - Minha placa de som não tem LINE IN
Solução - Neste caso você pode ligar na entrara de MIC IN, porém por ser uma entrada muito mais sensivel que a LINE IN, a qualidade do som pode ser comprometida.

Duvida - Meu som não tem LINE OUT
Solução - Neste caso uma alternativa seria a ligação vai saida de fones de ouvido. porém você precisaria de outro cabo que seria um P2-P2 estéreo (dois plugs p2, um em cada ponta) ou um P3-P2 estéreo, o que vai depender unicamente do tamanho da saida de fone de seu som, se ela for bem grande, então ela é P10, senão é P3 ou P2. A ligação é igual, liga-se a saida de fone a entrada de linha de sua placa, porém como o som estará mudo por estar usando a saida de fones de ouvido, você tem que ligar as caixinhas de multimidia para ouvir alguma coisa. Neste caso, um cuidado que você deve tomar é: Ligar o som com o volume completamente baixo (NO MINIMO) e ir subindo gradualmente até conseguir uma qualidade razoável, pois a saida de fones é muto potente e a entrada de linha pode não suportar tanta carga e distorcer o som.

Duvida - Não tenho som com saida de fones.
Solução
- Troque de som.

Esse tutorial tem a finalidade de fazer a ligação do aparelho de som ao pc da forma mais simples possível então espero que aproveitem e continem acompanhando as matérias aqui do blog.

Um comentário:

Cid Rodrigues de Andrade disse...

Eu fiz algo assim a alguns meses para digitalizar LP de vinil. Muito bom!