terça-feira, outubro 16, 2007

Aprendendo a usar o msconfig

O windows tem uma série de pequenos aplicativos escondidos que são bastante úteis. Um deles é o utilitário de configuração do sistema conhecido por msconfig. Através desse pequeno aplicativo podemos saber quais programas são inicializados no sitema, podemos ver se tem algum vírus entre eles, escolher o modo de inicialização enfim sabendo usar é uma mão na roda.

USANDO O MSCONFIG PARTE I

Para iniciar o msconfig vá em Iniciar > Executar


Aparecerá a tela a abaixo onde será digitado msconfig


Clique em ok

Na tela acima, temos as opções gerais, que estão relacionadas com opções de boot:

Inicialização Normal: todos os drivers de dispositivos (CD-ROM, vídeo, som etc) e serviços são inicializados normalmente Inicialização de diagnóstico: apenas drivers necessários para o funcionamento do computador, mesmo que em estado mínimo, serão carregados. Utilize esta opção se está tendo problemas de hardware Inicialização Seletiva: você seleciona quais arquivos serão inicializados Clicando em Iniciar restauração do sistema, o aplicativo de recuperação de sistema, chamado de Restauração do Sistema, será executado. Agora clique na aba SYSTEM.INI:

A guia SYSTEM.INI contém informações do arquivo system.ini, que no Win2000/WinXP/Win2003 é utilizado para compatibilidade com programas antigos e suporte para arquivos de 16bit. Agora clique na aba Win.ini:

Nenhum comentário: