quinta-feira, novembro 29, 2007

Formatar ou não formatar, eis a questão?

Para quem depende de um técnico de computação para manutenção do seu computador é bom ficar atento a alguns detalhes. É muito comum você chamar um técnico para consertar algo simples, e ele responder de cara tem que formatar! Será mesmo que é necessária a formatação? Preste atenção a algumas dicas bem simples, mas que podem ser úteis na hora que houver essa dúvida.

Situações em que não é necessária a formatação do pc:

1. Meu computador está sem som?

Problema bem simples, mas que muitas vezes o computador é formatado não que o técnico não saiba, muito pelo contrario ele sabe sim, só que quer faturar então formata.

Na maioria das vezes esse problema é resolvido desinstalando e instalando novamente o drive de som. Por incrível que pareça, mas o problema pode ser também só no cabo que por algum motivo foi desconectado ou está frouxo atrás.

2. Aparece uma mensagem dizendo que meu Windows é pirata?

Nesse caso o problema é o WGA da Microsoft que é extremante fácil de retirar basta baixar o programa remove wga e usar pronto problema resolvido.

3. Não consigo acessar a Internet?

Nesse caso tem que ver o tipo de Internet, mas geralmente o problema ou é o provedor offline (fora do ar) ou problema no drive (remover e instalar novamente)

4. O computador ta muito lento?

Esse é o motivo mais usado para formatação, quando uma simples desfragmentação de disco é suficiente, ou no caso de spyware usar algum programa de remoção.

5. Está aparecendo mensagem de erro quando executo alguns programas?

Nessa situação usar programas de reparo de registro resolve em 90% dos casos um destes programas e que é muito bom é o Error Killer.

Situações em que é necessária a formatação:

1. O computador foi infectado por um vírus e mesmo após a remoção ainda aparece mensagem de erro do sistema.

2. O computador apresenta mensagens de erro freqüentes e nenhum programa de reparo de registro resolveu.

3. Eu quero mudar de sistema operacional.

Esse tópico serve apenas para o usuário ter uma noção sobre quando se deve ou não formatar o pc. Para saber mais é preciso estudar, consultar fórum, enfim não ficar apenas nessas informações porque quando se trata de computador todo caso é um caso.

2 comentários:

ana disse...

seria pssível descerver como resolve o problema de som no meu computador?
alguem pode me ajudar , já tó ficando louca e não consigo solucionar.

Hildegard disse...

Ana qual é o problema? está sem som?
Se for é só vc pegar o cd da placa mãe que acompanha o computador, depois remova os drive de som através do gerenciador de dispositivo e instale novamnente através do cd da placa mãe.

Se precisar de um tutorial detalhado para isso é só dizer que monto um.