terça-feira, dezembro 18, 2007

Blu-Ray X HD-DVD


O Blu-Ray Disc é conhecido como "blue" porque o feixe de laser para ler e gravar os dados tem coloração azul. Já o "HD" de HD-DVD significa "High Definition". Na disputa entre as novas tecnologias, o Blu-Ray apresenta algumas vantagens que podem ser o diferencial para que ele se estabeleça no mercado.

"Aos olhos da Fox, o Blu-Ray é uma tecnologia bastante superior ao HD-DVD porque armazena 66% a mais de dados. Além disso, é uma tecnologia que permite a convergência com games como o PlayStation 3. O próprio resultado de vendas demonstra a superioridade do Blu-Ray, que nos EUA é 70% superior ao HD-DVD", pondera Braga.

O Blu-ray (BD) tem menus integrados, jogos, material de bônus de alta definição e Java-enconding para uma interatividade mais dinâmica. Ela armazena 25 GB em discos de uma camada (50 GB em duas camadas), contra 15 GB do HD-DVD de uma camada (30 GB em duas camadas). Essa grande capacidade de armazenamento proporciona ao BD uma definição de imagem com seis vezes mais resolução que o DVD e áudio com qualidade de cinema, disponíveis em 32 canais.

O preço dos tocadores de Blu-ray e de HD-DVD ainda estão acima da realidade para a maioria dos consumidores, custando em média R$ 3 mil. Para o diretor de marketing da Fox Brasil, ainda é cedo para dizer qual formato será o sucessor do DVD.

Para aproveitar a alta qualidade de resolução de ambos os formatos, um bom aparelho televisor é fundamental. "As televisões de LCD e plasma disponíveis no mercado brasileiro já têm uma qualidade suficiente de resolução para estourar o Blu-Ray. O ideal é que seja um aparelho televisor de LCD de mais de 1080 linhas e que não seja de tubo", considera.

Fonte: Terra Tecnologia

Nenhum comentário: