quarta-feira, dezembro 19, 2007

Faça você mesmo: Ferramentas Alternativas



Para quem decide fazer o reparo e a manutenção do computador é essencial ter as ferramentas adequadas. Quando vamos adquirir essas ferramentas o primeiro impulso que vem é comprar aqueles kits fabricados na china, que são muito barato e aparentemente "bom". Após a aquisição é que vemos que o negócio na verdade não foi da china, mas nem tudo está perdido nem sempre é necessário comprar ferramentas caras e de marca. Minha intenção é mostrar que podemos muitas vezes improvisar uma ferramenta e a mesma ser até melhor que a comprada em loja dúvida? então vamos as alternativas.

Já experimentou retirar jumpers sem um extrator? é complicado, só que os que vem nos kits deixa muito a desejar. Então aqui vai uma solução bem simples: pegue um clipe de papel e envergue a ponta. Deixe apenas uma parte bem pequena envergada e você verá que é um extrator muito mais eficiente de que o do kit. Eu particularmente uso de extrator um palito de dente e ainda não houve nenhum jumper que não foi retirado.


Às vezes devido uma infelicidade ou até mesmo ao azar envergamos algum pino de contato de terminais, ou pior do processador e aí tem como desentortar esses pino sem parti-lo? A solução também é bem caseira utilize uma agulha para aplicar vacina em gado (pode ser uma 10X15). Essas agulhas são feitas em aço inoxidável e são bem fortes sem falar que o diâmetro interno é compatível com as extremidades dos pinos entortados.

Obs: Serre e lixe muito bem o bizel (figura acima).

Por último, mas não menos importante remova facilmente aqueles calços plásticos que ficam entre a placa-mãe e o chassi do gabinete com a carga de uma caneta bic. Introduza o corpo da caneta de modo a vestir a trava do calço depois é só puxar suavemente que sairá sem problema.

Nenhum comentário: