quinta-feira, dezembro 13, 2007

Pragas Virtuais: Cuidado com os Bankers

O Banker é um trojan capaz de roubar senhas de serviços como online banking, Paypal, Orkut, MSN e também de provedores pagos como UOL e Terra. Na maioria das vezes, ele chega através de e-mails falsos que afirmam que você recebeu fotos, cartões, notificação de pendências da Embratel/Tim, SPC, Serasa, Polícia Federal, entre outros.

Para remoção desse trojan é necessário usar o BankerFix que é uma ferramenta de remoção genérica para worms e cavalos de tróia. Essas pragas são brasileiras e seu principal alvo são os usuários brasileiros, o que torna infecções por Bankers, como são chamados, comuns.

O Banker geralmente causa uma lentidão na navegação web, impossibilita (ou dificulta) o desligamento do sistema, cria janelas falsas quando são visitados sites de bancos, cria telas falsas para login no MSN e abre janelas com endereço “getwindowinfo”.
Pode ser uma boa idéia utilizar a ferramenta caso seu MSN ou Orkut estejam enviando mensagens automaticamente.

Como usar:
1. Faça o download da ferramenta clicando no link abaixo:
http://linhadefensiva.uol.com.br/dl/bankerfix
2. Salve a ferramenta no seu disco rígido.
3. Caso seu antivírus possua algum bloqueio de scripts, é possível que ele alerte que a ferramenta é insegura. Este bloqueio existe porque, durante um tempo, muitos vírus eram programados em linguagens de “script”. O BankerFix também é criado nessa linguagem, mas não se trata de um vírus. De qualquer forma, o antivírus poderá alertá-lo com uma mensagem perguntando se você quer executar o script ou não. Certifique-se de permitir sua execução ou a ferramenta não irá funcionar.
4. Dê um duplo-clique no bankerfix.exe
5. Se você está executando ela pela primeira vez, uma mensagem pedindo para confirmar a existência de conexão com a Internet será exibida. Clique em OK.
6. Quando o BankerFix estiver instalado, uma mensagem de confirmação irá aparecer. Clique em OK para executá-lo ou Cancelar para sair
7. Se você executá-lo, uma janela de texto simples irá aparecer na tela.
8. Feche todas as janelas e programas, com exceção do Banker Fix
9. Clique na janela do BankerFix e aperte qualquer tecla. O BankerFix faz o resto sozinho
10. Você irá receber uma mensagem informando se nenhum problema foi encontrado, se algum problema foi encontrado e solucionado ou se alguns arquivos infectados não puderam ser removidos
11. Feche a janela
12. Troque qualquer senha de banco, Orkut e MSN caso a ferramenta tenha detectado problemas no seu computador.


Fonte: Linha Defensiva

Nenhum comentário: