terça-feira, janeiro 29, 2008

Aprenda a criar uma senha super segura


Hoje em dia é relativamente fácil quebrar senhas, mesmo sem programas, para isso basta usar um pouco de engenharia social. A grande maioria dos usuarios usam datas então usando táticas de engenharia social da para descobrir o aniversários da pessoa e dos familiares mais chegados. A partir daí é só começar a tentativa e erro, além disso existe uma infinidade de programas que quebram esse tipo de senha rapidinho, mas o que fazer para dificultar a vida dos crackers? só tem uma maneira de tornar a senha segura e ao mesmo tempo fácil de decorar veja como:

1. Para facilitar a memorização você poderá usar seu nome desde que combinado com números tipo substitua o i por 1, o por 0 (zero), A por 4 e E por 3. São algumas opções você poderá criar mais de acordo com sua criatividade.
EX: marcela fica m4rc3l4; antonio fica 4nt0n10;etc...

2. Use sempre simbolos como @ # % & * £ ¢; a utilização de tais simbolos cria uma dificuldade tremenda para quebra se senha. Como a memorização de tais simbolos é muito dificil então para facilitar a memorização da mesma use em todas um simbolo
Ex: Use em todas as suas senhas com @ no inicio e no final da palavra.

3. Use sempre mais de 6 caracteres no minimo 8 a partir de oito a quebra de senha já se torna dificil, enquanto que com 6 é questão de horas para um software comum descobrir a senha.
EX: @m4rc3l4@ senha forte e com 9 caracteres

4. Você poderá mesclar o nome com a uma data e ainda usar as dicas anteriores, assim a senha fica grande fácil de memorizar e extremamente segura.
EX: @m4rc3l41970@ veja que tem a senha tem simbolo, nome e data nascimento.

Seguindo estas dicas você terá uma senha super segura, mas lembrando que os trojan roubam senhas então se você não usar antivirus, anti-spyware e firewall sua senha corre sério risco de ser descoberta mesmo sendo dificil de ser quebrada por programas e engenharia social.

Nenhum comentário: