quinta-feira, janeiro 10, 2008

O DOS não morreu!


Isso mesmo para quem pensa que o sistema operacional de disco da microsost (MS-DOS) já era está muito enganado, além de ainda está presente no win xp (o mais usado) ele ainda é cobrado em concursos públicos, não é engano não é só conferir os concursos realizados pela consulplan, no programa para as provas de informática sempre vem o DOS.

Então para quem está enferrujado nos comandos desse sistema operacional ou nunca ouviu falar dele aqui vai algumas dicas que serve tanto para estudo nos concursos quanto para aprender a usar o sistema que em alguns casos pode ser bastante útil.

Primeiramente para acessar o prompt de comando no windows xp é só ir em iniciar depois executar e digitar CMD. no win 98 e millenium tem um atalho para ele em iniciar > programas > acessorios.

Principais comandos

dir -
Caso queira ver a relação de arquivos e pastas existentes.

O comando copy permite copiar um ou mais arquivos de um lugar para outro. Por exemplo, para copiar todos os arquivos de um disquete para o drive C: digite o comando abaixo:
copy a:*.* c:

Você pode fazer uso de caracteres coringa no prompt do Windows, quando se utilizar dos comandos copy, dir, del e outros. Os caracteres coringa substituem partes do nome do arquivo. Veja abaixo:
.? - substitui qualquer letra no nome do arquivo
.* - substitui o nome do arquivo ou a parte dele
Exemplos:
copy *.txt fará a cópia de todos os arquivos .txt e não apenas de um arquivo específico
copy a*.doc copiará todos os arquivos .doc que começam com a letra A.

move *.txt c:textos - O comando move permite tanto mover arquivos quanto renomear pastas.

Para criar uma nova pasta basta usar o comando md. Digamos que a gente queira criar uma pasta chamada teste. Basta digitar como abaixo:
md teste

Se você estiver em c:Windows e quiser passar para a pasta c:games você usará o comando CD. As pastas (diretórios) serão separadas por uma barra invertida:
cdgames

Da mesma forma como você pode criar uma nova pasta com o comando md, poderá deletá-la com o comando rd.
rd teste

Você pode apagar um arquivo com o comando del ou erase. É preciso dar logo em seguida o nome do arquivo. Por exemplo, para apagar o arquivo imagem.jpg você pode usar o comando abaixo:
del imagem.jpg ou erase imagem.jpg

Para mudar o nome de um arquivo você usa o comando ren. Por exemplo, para mudar o nome do arquivo imagem.jpg para foto.jpg use o comando abaixo:
ren imagem.jpg foto.jpg Esse são os principais comandos, mas existe muito mais se quiser conhecer mais sobre os comandos no prompt é só visitar o link abaixos. Comandos do CMD

3 comentários:

Mario Nery disse...

Recentemente eu tive que acionar o suporte da Microsoft para resolver um problema na central de segurança do Vista, adivinha como foi resolvido???

Tudo via comandos de DOS... O DOS é muito útil. Sempre foi. E tem gente que nem sabe que ele existe...

Abraços

Anônimo disse...

gostaria de salientar que o DOS não está incluído no Windows XP,
ele possui somente um interpretador de comandos, chamado CMD, e possui alguma compatibilidade com programas DOS.

abraços

WWW.QUALITYAV.COM.BR disse...

Olá,

Estamos implementando o programa de afiliados em nosso site www.qualityav.com.br e gostaríamos de saber se vcs tem interesse em participar dele.

Temos as maiores comissões do mercado, a cada venda efetuada realizada através de seu site você ganha uma comissão.

Através deste programa o seu site terá retorno financeiro através de espaços publicitários, ele irá trabalhar por você oferecendo nossos produtos ao seu público através de banners, news letters, ofertas, links e outros meios.

Trabalhamos com produtos tecnológicos de ponta e exclusivos no mercado, o que da a você um grande diferencial pois vendemos novidades tecnológicas que ninguém tem.

Você pode escolher quais produtos ou categorias quer expor de acordo com o perfil do seu público, o que aumenta ainda mais os seus ganhos.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Atenciosamente.



Roberto L. Motta
Coordenador de E-Commerce
041-3335-0629
www.qualityav.com.br