terça-feira, janeiro 15, 2008

Tire proveito de sua impressora matricial

A utilização de uma impressora matricial para a impressão de relatórios grandes ainda é uma opção economicamente viável. Entretanto, para que os relatórios sejam impressos em formato legível deve-se ter alguns cuidados ao montar os modelos de relatórios. Leia as informações abaixo e confira as dicas para a montagem dos relatórios no formato matricial.

Tem-se percebido que em muitos casos, os modelos usados são inadequados quando da utilização correta do tamanho disponível de papel. Os modelos de relatórios que acompanham o sistema não foram montados para serem utilizados em impressora matricial, portanto, deve-se criar novos modelos ou adaptá-los. Lembre-se que se for simplesmente alterar um modelo, deve-se mudar o nome do mesmo para que em uma próxima atualização de versão o mesmo não seja substituído. Existe no mercado basicamente dois tamanhos de papel para impressora matricial: 80 colunas e 132 colunas.

Assim, a montagem do modelo deve utilizar adequadamente estes tamanhos. As impressoras matriciais utilizam fontes com tamanho fixo, então é muito importante definir corretamente a quantidade de caracteres para cada coluna. Ao montar o leiaute do relatório é mostrado para cada campo (coluna) a quantidade de caracteres bem como a quantidade total da página. Se o tamanho da coluna for mal dimensionada, serão perdidos espaços após o campo e se o conteúdo do campo não couber na coluna, então o mesmo será dividido em duas linhas, ocasionando uma grande perda de papel.

O relatório default mostrado na tela não é visualizado no formato matricial. Desta forma, a visualização na tela (formato Windows) não poderá mostrar se o conteúdo de um campo caberá ou não em uma coluna, quando este for enviado para uma impressora matricial. No entanto, ao visualizar o relatório em formato Windows, você poderá salvá-lo em formato Matricial para posterior visualização. Para isto, basta acessar o menu "Arquivo", opção "Imprimir Matricial", do Visualizador de Relatórios.

"Impressão Matricial" elimine a acentuação (para evitar que palavras acentuadas sejam impressas com caracteres "estranhos") e grave o relatório em um arquivo texto, informando uma pasta + nome do relatório + extensão txt (por exemplo, C:\Relatório Razão - Matricial.txt). Ao abrir este arquivo, você estará visualizando, portanto, o relatório em formato Matricial.

A partir desta visualização, torna-se fácil perceber falhas na disposição das informações, corrigindo-as antes que estas sejam efetivamente enviadas para a impressora matricial. Exemplo: O campo "Chave" configurado no formato Windows, aparece "cortado" quando impresso no formato Matricial.

Visualização do relatório (formato Windows) - (informações do campo "Chave" visualizadas por inteiro).

Visualização do relatório (formato Matricial) - (cabeçalho "Classif. credito" e informações do campo "Chave" visualizadas de forma "quebrada")

Dicas Importantes (1) Por exemplo, o campo "Chave" do lançamento é composto de 4 caracteres que identificam o mês, um hífen e depois um número seqüencial indicando o registro. Se sua empresa não possuir mais de 10.000 lançamentos/mês, então o tamanho ideal para o campo chave é 9 caracteres.

Importante: todos os campos podem ser ajustados a fim de possuírem um tamanho ideal. Além disso, os nomes das colunas pertencentes ao cabeçalho podem ser alterados conforme o usuário achar mais apropriado. (2) Fique atento a largura total (números de caracteres/centímetros) que os campos estão ocupando no relatório e verifique o tamanho ainda disponível para que os campos já existentes possam ser redimensionados (ou campos novos possam ser incluídos, caso seja necessário).

Compressão de caracteres Uma forma para economizar papel é fazer a impressão de forma comprimida. Dependendo da impressora existe diversas formas de compressão de caracteres. Para outras formas de compressão deve-se consultar o manual da impressora. Existe uma forma padrão de compressão que é utilizada em todas as impressoras, isto é, 16,7 caracteres por polegada. Em uma impressão normal são impressos 10 caracteres por polegada. Desta forma, em um papel de 80 colunas (10 polegadas) são impressos 80 caracteres em uma linha. Se utilizar a forma de compressão default são impressos 133 caracteres. Para ativar a forma de compressão deve-se utilizar a seqüência "\15".


Um comentário:

barb michelen disse...

Hello I just entered before I have to leave to the airport, it's been very nice to meet you, if you want here is the site I told you about where I type some stuff and make good money (I work from home): here it is