domingo, março 02, 2008

3 Cuidados na hora da declaração ao imposto de renda

1. Cuide da segurança da informação

Uma vez que os dados transmitidos são confidenciais, “é preciso usar um equipamento que tenha soluções de segurança atualizadas”, alerta Patrícia.

Além de ter instalados antivírus e firewall, é aconselhável evitar o uso de computadores públicos - em cibercafés e afins. “Não podem restar dúvidas sobre a segurança do equipamento”, diz.

Outra questão diz respeito à instalação dos softwares. “Em casa, geralmente o usuário tem o poder de administrador, e nas lan houses ele terá dificuldade em instalar os programas”, expõe a advogada.
2. Atenção aos golpes

A Receita Federal não envia e-mails, e, por isso, esclarece em uma página de alerta destacada em seu site como o usuário deve agir caso receba um e-mail em seu nome.

Monteiro estabelece uma relação entre a internet e as ruas. “Se alguém na rua chega e pergunta quanto você ganhou ano passado e qual o seu CPF, você não vai falar. Mas na internet as pessoas ainda são ingênuas. Se recebem um e-mail ‘clique aqui e reenvie sua declaração pois encontramos um problema’, ele clica e envia”, exemplifica o auditor.

Além disso, as mudanças e atualizações anuais no software podem gerar confusão e levar o usuário a cair em golpes online. “Ele pensa: ‘vai que é verdade’ e acaba baixando um código malicioso”, diz Patrícia.

Um conselho de Monteiro é que os usuários evitem clicar em links para o site da Receita Federal - o ideal é digitar o endereço completo (www.receita.fazenda.gov.br) diretamente no navegador, para evitar cair em sites maliciosos idênticos ao verdadeiro.

3. Não deixe para a última hora

O cuidado tem relação direta com a antecipação, garante Patrícia. Uma das possibilidades que ela apresenta está de acordo com o risco apontado por Monteiro, que é o de alguém fazer uma declaração por outra pessoa.

“Por isso já é possível e importante usar a certificação digital. Apesar de não ser obrigatório, torna o processo mais seguro”, enfatiza Patrícia.

Nenhum comentário: